Saída de campo: As Aves de Gouveia, Serra da Estrela / Ciência Viva no Verão 2012


Nos dias 28 de Julho e 11 de Agosto a ALDEIA / CERVAS organizou duas saídas de campo para observação das aves de Gouveia, Serra da Estrela, no âmbito do Ciência Viva no Verão 2012.


No total participaram 23 pessoas de diferentes partes do país, sendo que a maioria se inscreveu através do programa Ciência Viva, mas também participaram voluntários que estão a colaborar nos trabalhos do CERVAS durante o Verão.


Foram registadas 40 espécies de aves, sendo de destacar o falcão-abelheiro (Pernis apivorus), águia-calçada (Aquila pennata), tartaranhão-caçador (Circus pygargus) e o papa-figos (Oriolus oriolus).


Tendo em conta que a maior parte dos participantes estava a iniciar-se na observação de aves, um dos principais objectivos das saídas foi apresentar alguns princípios básicos de observação e identificação e foi dada particular relevância à identificação visual e auditiva de espécies comuns, com referências às mais características da Serra da Estrela.


O ponto de partida foi o Parque Ecológico de Gouveia, seguindo-se uma breve passagem no CERVAS, a caminho da Mata da Cerca, sendo o ponto de chegada ao final da manhã o Curral do Negro.


Este percurso permitiu aos participantes observar aves em zonas de matos, florestas, campos agrícolas, encostas próximas de linhas de água e ainda zonas peri-urbanas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão