Devolução à Natureza de um milhafre-preto na Escola Universitária Vasco da Gama


No dia 3 de Abril de 2013 às 17:00 foi devolvido à Natureza um milhafre-preto (Milvus migrans) na Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), em Coimbra.


A primeira parte da acção consistiu numa palestra sobre fauna selvagem integrada numa aula do curso de Medicina Veterinária, aberta a outros interessados, nos claustros do Mosteiro de S. Jorge de Milréu.


Durante esta sessão foram abordadas temáticas relacionadas com as diferentes espécies com que o CERVAS trabalha, desde anatomia a questões médicas relacionadas com processos de recuperação.


De seguida, no exterior da EUVG, procedeu-se à devolução à libertação do milhafre-preto que tinha ingressado no CERVAS no final do Verão de 2012, após ter sido recolhido pela Reserva Natural do Paul da Arzila e de ter sido sujeito a uma primeira avaliação no centro veterinário da EUVG.


Esta ave juvenil apresentava uma fractura numa das asas, provavelmente resultante de atropelamento, pelo que o processo de recuperação passou pela resolução da lesão, ao que se seguiram fases de fisioterapia, treino e musculação em contacto permanente com outras aves de rapina diurnas.


A devolução à Natureza foi realizada por uma aluna de Medicina Veterinária da EUVG que realizou um estágio intercalar no CERVAS, dedicado à Parasitologia em aves de rapina diurnas, na presença de alunos, professores e outras pessoas que se associaram à acção.


O CERVAS agradece à EUVG a colaboração na dinamização da acção e continua disponível para futuras acções que contribuam para a formação dos estudantes de Medicina Veterinária na área da conservação da fauna selvagem autóctone.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego