Devolução à Natureza de 1 açor no Dia da Floresta Autóctone em Manteigas


No dia 22 de Novembro de 2013 foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) em Manteigas, durante a comemoração do Dia da Floresta Autóctone.


À semelhança de anos anteriores, o CERVAS participou nesta actividade organizada pelo Município de Manteigas, no âmbito do projecto Eco-Escolas.


Foram desenvolvidas várias actividades durante a manhã, desde caminhada para identificação de flora e cogumelos, apanha de bolota e castanha para sementeira, entre outras acções.


O açor tinha ingressado no CERVAS no início da Primavera de 2013 após ter sido encontrado ao lado de uma estrada, com as penas totalmente cortadas, provavelmente após ter estado numa situação de cativeiro ilegal.


Durante a estadia no CERVAS a ave foi renovando a plumagem, sempre em contacto com outras aves de rapina diurnas, para socialização e treino de voo.


A devolução à Natureza foi realizada junto a um rio, com uma boa mancha florestal nas proximidades, maioritariamente com castanheiros e carvalhos, um excelente habitat para a espécie.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego