Acção de sensibilização sobre cágados exóticos na escola de Arcozelo


No dia 19 de Março de 2014 a ALDEIA / CERVAS realizou uma acção de sensibilização sobre cágados exóticos na escola de Arcozelo, em Gouveia.


A ideia de realizar esta sessão de esclarecimento surgiu na sequência de uma acção anterior, devido ao facto de várias crianças e professoras terem referido que tinham nas suas casas vários cágados que não sabiam identificar.


Tendo em consideração a problemática dos cágados invasores o CERVAS procedeu à identificação de todos os animais e prestou os esclarecimentos necessários relativos à importância de não serem libertados animais exóticos na Natureza devido ao seu impacto sobre as populações das espécies autóctones, nomeadamente de cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).


A maioria dos animais eram de espécies exóticas, mas verificou-se que algumas delas eram de uma espécie cuja venda é proibida, nomeadamente a tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys scripta scripta), pelo que a informação relativa aos locais onde foram recentemente adquiridas já foi transmitida ao SEPNA/GNR para que possam actuar.


Se desejar poderá obter mais informações sobre esta problemática aqui e se possuir cágados em casa e tiver dúvidas em relação à sua identificação poderá contactar o CERVAS através do endereço cervas.pnse@gmail.com.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

O CERVAS recebeu a visita de estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

22ª Edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Universidade de Aveiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

II Passeio de Observação de Aves do Aspiring Geopark Estrela em Belmonte

O CERVAS dinamizou acção sobre animais selvagens de Portugal no Externato Menino Jesus em Coimbra

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha