"À descoberta dos cogumelos" com crianças da Fundação "A Nossa Casa" no Curral do Negro


No dia 30 de Maio de 2014 durante a manhã o CERVAS realizou uma acção sobre cogumelos silvestres com crianças do jardim de infância da Fundação "A Nossa Casa", de Gouveia.


Como habitualmente durante o início da actividade foi realizada uma breve introdução com material pedagógico e alguns exemplares previamente recolhidos.


Depois, as cerca de 20 crianças e respectivas educadoras partiram "à descoberta dos cogumelos" no bosque do Curral do Negro, em Gouveia.


O objectivo principal foi despertar o interesse pelos cogumelos e dar a conhecer a sua importância e relação com outros seres vivos que existem nas florestas.


As crianças demonstraram grande entusiasmo e foram detectando alguns cogumelos que ocorrem na Primavera, nomeadamente Boletus sp., Amanita sp., Coprinus sp., Tremella sp. e Helvella sp., que permitiram apresentar algumas das suas características mais relevantes para a identificação.


Como o tema era relativamente novo para a maior parte das crianças o interesse foi grande e houve oportunidades para uma manhã divertida no meio da floresta, a aprender mas também a brincar.


O CERVAS agradece o interesse da Fundação "A Nossa Casa" e está disponível para futuras acções que contribuam para a Educação Ambiental das crianças de Gouveia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião