Devolução à Natureza de 1 açor com a Fundação D. Laura dos Santos


No dia 3 de Julho de 2014 o CERVAS recebeu a visita de crianças e educadores da Fundação D. Laura dos Santos, de Moimenta da Serra, Gouveia, que estão a participar num campo de férias.


O grupo foi dividido entre os que já conheciam as instalações do centro, por já terem realizado visitas anteriormente, e os que estavam no CERVAS pela primeira vez.


Parte do grupo teve então a oportunidade de conhecer as instalações e também recebeu informações sobre algumas das espécies que ingressam e os seus principais problemas de conservação.


Para além disso, os visitantes também ficaram a conhecer algumas das linhas de trabalho do CERVAS e a forma como os animais são avaliados, tratados e preparados para a devolução à Natureza.


Nas zonas envolventes do centro, com a parte do grupo que já tinha realizado visitas, teve lugar uma saída de campo para iniciação à observação de aves.


O principal objectivo foi despertar o interesse das crianças para esta temática, e foi possível detectar mais de uma dezena de espécies, sendo de destacar o bútio-vespeiro (Pernis apivorus), ou o chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus), por terem sido das que se puderam observar de forma mais prolongada.


De seguida, já com todo o grupo, foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) que estava em recuperação no CERVAS, e que tinha sido entregue pelo SEPNA/GNR após ter sido resgatado numa situação de cativeiro acidental em casa de uma pessoa.


No momento do ingresso a ave estava magra e apresentava penas partidas pelo que o processo de recuperação consistiu em alimentação, treino e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas, e um enxerto de penas para reposição da integridade da plumagem de voo.


A devolução à Natureza decorreu próximo de uma zona florestal, num habitat adequado à espécie. O CERVAS agradece a visita da Fundação D. Laura dos Santos e continua disponível para futuras acções de colaboração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia