Estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro visitaram o CERVAS e a Serra da Estrela


Nos dias 8 e 9 de Novembro de 2014 o CERVAS desenvolveu actividades com estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro, no âmbito da sua disciplina de Ornitologia.


A manhã do primeiro dia decorreu no Parque Natural da Serra da Estrela, entre Gouveia e Manteigas, e além de observação de aves os estudantes tiverem oportunidade de conhecer a biodiversidade micológica da área protegida, apresentada pelo Rui Cardoso, colaborador da ALDEIA na área dos cogumelos silvestres.


Durante a tarde foi realizada uma visita às instalações do CERVAS para apresentação das diferentes linhas de trabalho do centro, com destaque para aquelas nas quais futuramente os alunos poderão vir a colaborar, caso tenham interesse, bem como aquelas que foram desenvolvidas nos útimos anos em parceria com a Universidade de Aveiro.


De seguida, os alunos puderam presenciar duas necrópsias a aves de rapina com o objectivo de consolidação de conhecimentos sobre anatomia de aves, um tema que já tinham abordado de forma teórica nas suas aulas.


No final da tarde decorreu uma visita à Casa da Torre, em Gouveia, onde está disponível uma exposição sobre o trabalho do CERVAS e a Fauna Selvagem da Serra da Estrela. Durante esta sessão foram apresentadas as espécies com que o CERVAS trabalha e alguns dos seus problemas de conservação actuais.


No dia seguinte, durante a manhã, foram percorridas diversas zonas do Parque Natural da Serra da Estrela, entre Manteigas e a Torre, para observação de aves e divulgação da área protegida.


Durante a tarde, já de regresso a Gouveia, foi percorrida a zona envolvente ao rio Mondego para observação de aves e no final do dia os visitantes tiveram a oportunidade de devolver à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) que esteve em recuperação no CERVAS.


O CERVAS agradece o interesse e entusiasmo de todos os estudantes e está disponível para futuras acções em parceria. Fica ainda um agradecimento muito especial ao Professor António Luis, pela dedicação e por toda a colaboração e apoio ao trabalho do centro desde há vários anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião