O CERVAS participou na G!O Romaria Cultural em Gouveia


Entre 24 e 26 de Julho de 2015 decorreu em Gouveia a segunda edição da G!O Romaria Cultural, um evento fantástico dinamizado por habitantes locais e que durante três dias trouxe várias dezenas de actividades que deram uma nova vida à cidade e que lhe permitiram mostrar "o que lhe corre nas veias".



O CERVAS contribuiu com algumas actividades e logo na abertura da Romaria foram apresentadas as exposições sobre a Fauna Selvagem dos Habitats Naturais da Serra da Estrela, disponíveis na Casa da Torre, e que foram preparadas com a colaboração do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).



Ao início das manhãs dos dias 25 e 26 foram dinamizadas duas saídas de campo para introdução à observação de aves nas quais participaram cerca de 20 pessoas e foram registadas 41 espécies de aves em zonas urbanas, agrícolas e florestais de Gouveia.




Em paralelo também houve tempo para algumas devoluções à Natureza de 4 andorinhões (pretos Apus apus e pálidos Apus pallidus) recuperados no CERVAS, que foram libertados no Mirante do Paixotão por pessoas que colaboraram na dinamização da Go! Romaria Cultural.





A Casa da Torre foi também palco de uma outra actividade da Romaria, a História Participativa da Coruja, que envolveu habitantes locais e visitantes num exercício de cidadania em que os personagens eram animais selvagens.



No dia 25 foi apresentado em Gouveia, na Câmara Municipal, o livro Undiscovered Owls - A Sound Approach Guide, de e por Magnus Robb, um dos mais importantes investigadores de todo o mundo com vários anos de trabalho no estudo dos cantos e vocalizações de várias espécies de aves.




No final do evento, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo), na presença de dezenas de participantes (ver vídeo aqui), tendo sido esta ave encontrada alguns dias antes no chão, debilitada, e entregue ao CERVAS por um habitante local.




O CERVAS agradece ao Maguns Robb pela vinda a Gouveia, ao CISE pela cedência de material para as exposições na Casa da Torre, e a todos os que criaram a fabulosa programação da G!O Romaria Cultural, uma inciativa que torna Gouveia um local ainda mais interessante para viver e para ser visitado. 

A disponibilidade do CERVAS para as próximas edições é total e que a Romaria continue a crescer!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego