O CERVAS participou na G!O Romaria Cultural em Gouveia


Entre 24 e 26 de Julho de 2015 decorreu em Gouveia a segunda edição da G!O Romaria Cultural, um evento fantástico dinamizado por habitantes locais e que durante três dias trouxe várias dezenas de actividades que deram uma nova vida à cidade e que lhe permitiram mostrar "o que lhe corre nas veias".



O CERVAS contribuiu com algumas actividades e logo na abertura da Romaria foram apresentadas as exposições sobre a Fauna Selvagem dos Habitats Naturais da Serra da Estrela, disponíveis na Casa da Torre, e que foram preparadas com a colaboração do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).



Ao início das manhãs dos dias 25 e 26 foram dinamizadas duas saídas de campo para introdução à observação de aves nas quais participaram cerca de 20 pessoas e foram registadas 41 espécies de aves em zonas urbanas, agrícolas e florestais de Gouveia.




Em paralelo também houve tempo para algumas devoluções à Natureza de 4 andorinhões (pretos Apus apus e pálidos Apus pallidus) recuperados no CERVAS, que foram libertados no Mirante do Paixotão por pessoas que colaboraram na dinamização da Go! Romaria Cultural.





A Casa da Torre foi também palco de uma outra actividade da Romaria, a História Participativa da Coruja, que envolveu habitantes locais e visitantes num exercício de cidadania em que os personagens eram animais selvagens.



No dia 25 foi apresentado em Gouveia, na Câmara Municipal, o livro Undiscovered Owls - A Sound Approach Guide, de e por Magnus Robb, um dos mais importantes investigadores de todo o mundo com vários anos de trabalho no estudo dos cantos e vocalizações de várias espécies de aves.




No final do evento, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo), na presença de dezenas de participantes (ver vídeo aqui), tendo sido esta ave encontrada alguns dias antes no chão, debilitada, e entregue ao CERVAS por um habitante local.




O CERVAS agradece ao Maguns Robb pela vinda a Gouveia, ao CISE pela cedência de material para as exposições na Casa da Torre, e a todos os que criaram a fabulosa programação da G!O Romaria Cultural, uma inciativa que torna Gouveia um local ainda mais interessante para viver e para ser visitado. 

A disponibilidade do CERVAS para as próximas edições é total e que a Romaria continue a crescer!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

O CERVAS recebeu a visita de estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

22ª Edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Universidade de Aveiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

II Passeio de Observação de Aves do Aspiring Geopark Estrela em Belmonte

O CERVAS dinamizou acção sobre animais selvagens de Portugal no Externato Menino Jesus em Coimbra

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha