O CERVAS participou no 1º Passeio Micológico da ADRC Fornotelheiro


No dia 22 de Novembro de 2015 decorreu o 1º Passeio Micológico da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural (ADRC) de Fornotelheiro, Celorico da Beira.


O CERVAS participou nesta actividade dinamizando uma saída de campo durante a manhã para identificação de espécies de cogumelos silvestres.



O principal objectivo foi a divulgação da rica biodiversidade de fungos existentes na região e sensibilização da população para as práticas correctas de recolha de cogumelos.


Naturalmente, um dos pontos em destaque foram as más práticas de colheita de míscaros (Tricholoma equestre) e consequente impacto da diversidade fúngica, bem como alguns mitos relacionados com a identificação de cogumelos.


No final da manhã foram identificadas as cerca de 40 espécies recolhidas, que foram devidamente organizadas e catalogadas numa exposição micológica que os participantes puderam observar, conjuntamente com bibliografia sobre micologia.


Em simultâneo foi-se preparando o almoço com cogumelos recolhidos no campo, maioritariamente Lactarius deliciosus e Lepista nuda.



Após o almoço foi apresentada uma breve comunicação sobre identificação de cogumelos silvestres com o objectivo de consolidar os conhecimentos aquiridos pelos participantes durante a actividade.


Para o final estava ainda reservada uma surpresa que foi a devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) recuperada no CERVAS.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia