2º Workshop de Observação de Aves em Ponte Nova, Vila Franca da Serra.


No dia 21 de Maio de 2016 decorreu a 2ª edição do Workshop de Observação de Aves em Ponte Nova, Vila Franca da Serra, Gouveia.



Esta actividade foi organizada pela Casa do Guarda Rios, Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra e CERVAS e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.



Durante a manhã, a primeira parte da actividade consistiu numa breve introdução sobre a observação de aves, material necessário e espécies mais comuns na região.



De seguida foram percorridos diferentes habitates agrícolas, florestais e ribeirinhos, nas zonas envolventes ao rio Mondego.



A meio da manhã foi feita uma pausa para descanso e para degustar produtos regionais disponibilizados pela Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.



A última parte do percurso decorreu numa zona mais elevada, com predominância de matos, onde foi possível observar uma grande quantidade e diversidade de aves de rapina.



Finalmente, de regresso à Casa do Guarda Rios, teve lugar um almoço e de seguida uma palestra para consolidação de conhecimentos adquiridos durante o percurso no campo.


No total da actividade foram registadas 55 espécies, um número mais elevado do que na edição de 2015, com destaque para os bons momentos de observação de bútio-vespeiro (Pernis apivorus), papa-figos (Oriolus oriolus), abelharucos (Merops apiaster), picanço-barreteiro (Lanius senator) e melro-azul (Monticola solitarius).


O CERVAS agradece à Casa do Guarda Rios e Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra, e continua disponível e interessado e futuras iniciativas em parceria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia