O CERVAS participou na G!O Romaria Cultural 2016 em Gouveia


Entre 29 e 31 de Julho de 2016 decorreu a terceira edição da G!O Romaria Cultural, uma inciativa de jovens que dinamizou culturalmente a cidade de Gouveia e o CERVAS esteve mais uma vez presente, abrindo as portas da Casa da Torre e organizando diversas actividades.



As exposições permanentes sobre o trabalho do centro, a fauna selvagem e os habitats da Serra da Estrela foram apresentadas através de visitas guiadas e foi dado um destaque especial aos andorinhões que vivem em Gouveia, tanto pela decoração especial dos espaços como pelas actividades paralelas desenvolvidas.




Para além de diversas acções de devolução à Natureza de andorinhões recuperados no CERVAS foi realizada uma palestra sobre "As Grandes Viagens dos Andorinhões de Gouveia", através da qual se apresentaram algumas das características e curiosidades mais fascinantes da vida destas incríveis aves migratórias.



Durante o evento foram devolvidos à Natureza 4 andorinhões-pálidos  (Apus pallidus) e um preto (Apus apus) que tinham ingressado no centro quando ainda eram pequenas crias que tinham saído precocemente do ninho e caído ao chão.





Foram ainda dinamizadas visitas ao CERVAS para apresentação do trabalho do centro aos participantes da Romaria Cultural e também no âmbito do Ciência Viva no Verão 2016.



Finalmente, no encerramento do evento, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) junto à capela do Senhor do Calvário, na presença de várias dezenas de participantes na G!O Romaria Cultural.



O CERVAS agradece o convite e todo o esforço e empenho de todas as pessas envolvidas na organização do evento, e está disponível para continuar a colaborar nas próximas edições!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

O CERVAS recebeu a visita de estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

22ª Edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Universidade de Aveiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

II Passeio de Observação de Aves do Aspiring Geopark Estrela em Belmonte

O CERVAS dinamizou acção sobre animais selvagens de Portugal no Externato Menino Jesus em Coimbra

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha